Relatório de Estágio
Projetos de estágio propostos: saco e soutien "Carine Gilson" |
REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO
DE TRABALHO
ENTIDADE FORMADORA:
INSTITUTO DO
EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.
DELEGAÇÃO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO
Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal
Serviço de Formação Profissional de Setúbal
ENTIDADE
ENQUADRADORA DA FPCT: Temas Idílicos – Atelier Carine Gilson
RESPONSÁVEL
P/ ENTIDADE ENQUADRADORA: Fernanda Vaz
AÇÃO:
MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA
HORÁRIA: 216 Horas
DATA DE
INICIO: 14/09/2021
DATA DE FIM: 22/09/2021
Inicialmente
foi-me apresentada cada função desempenhada no atelier e os procedimentos
adequados para a execução de cada peça. Em cada fase da criação da peça é
necessário o maior rigor, e elaborar a tarefa criteriosamente para que no final
a peça de vestuário possa cumprir com a exigência de qualidade que a casa
impõe. Por outro lado, e como em tudo, uma tarefa bem realizada facilita a
etapa seguinte o que por sua vez contribui para o sucesso do trabalho seguinte.
Depois de
conhecer o método de trabalho do atelier e os critérios dos modelos executados
pela marca foi proposta a tarefa da construção das alças dos soutiens. Uma
tarefa simples, contudo, desafiante tendo em conta que as alças têm medidas
específicas, quer das suas dimensões, quer das costuras, que devem ser
rigorosamente respeitadas. A colocação das ferragens, comumente usadas nas
alças dos soutiens, também foi um bom exercício e desafio superado.
A tarefa foi
positivamente realizada pelo que foi possível elevar a fasquia e concluir uma
nova tarefa: a confeção de um soutien, modelo básico e intemporal do design de
Carine Gilson. Foi um desafio altamente entusiasmante e motivador. A
possibilidade de confecionar uma peça icónica da casa Carine Gilson, desde o
início até ao fim, foi lisonjeador e inspirador. Foi uma tarefa que promoveu
empolgação para a continuidade de todas as outras tarefas que foram sendo
propostas.
Foi-me também
dada a possibilidade de praticar na máquina de bordar, uma máquina usada no
atelier para aplicação das rendas na seda natural. Um exercício gratificante
que me permitiu ganhar a sensibilidade necessária para a realização desta
tarefa no atelier.
Exercício de aprendizagem da aplicação das rendas em tecido na máquina de bordar |
Detalhe da renda bordada em tecido |
Outra tarefa
primordial nesta equipa onde me inseri nesta temporada consiste na realização
da limpeza das peças. A aplicação das rendas é feita através de um bordado
executado na máquina que deve ser feito num ponto regular para que haja uma
harmonia e uma visualização agradável pelo avesso da peça, bem como deve ser
eficaz na sua função de unir a renda à seda. A limpeza anteriormente referida
diz respeito ao corte da matéria excedente que fica para além do desenho
bordado. Além da extração do excedente de renda também se retira o excedente de
seda que se encontra além da extremidade de renda bordada. Ou seja, une-se a
renda e a seda através de um ponto e linha específicos o que confere a
particularidade elegante e única de cada peça da criadora Carine Gilson. Esta
tarefa deve ser feita com muita delicadeza para impedir que a peça de vestuário
seja golpeada onde não é espectável, pois pode pôr em risco a utilidade da peça
e desperdiçar muitas horas de trabalho.
Foi deveras
prestigiante poder conhecer a própria Carine Gilson que se encontrava no
atelier para o desenvolvimento de protótipos da nova coleção. Nestes dias tive
oportunidade de contribuir ativamente para a realização de flores de seda para
aplicação nas vestes da coleção em estudo.
Interessante
também a tarefa do corte. Apesar da modelagem ser desenvolvida em Bruxelas, os
moldes são rececionados e abertos para a colocação sobre a folha ou as folhas
de tecido para o corte. Consegui observar através deste exercício o estudo de
encaixe feito pela modelista, cujos moldes foram impressos em plotter. Observei
também como é feita a colocação dos tecidos e como os mesmos vêm identificados
de fábrica relativamente a algum defeito e de que maneira é feito o reajuste do
corte de acordo com o defeito encontrado.
Esta temporada
foi imensamente enriquecedora por tudo aquilo que aprendi em contexto prático,
pela sensibilidade que adquiri a manusear os tecidos delicados como as sedas e
as rendas e perceber o comportamento dos mesmos tanto nas máquinas de costura
como no ferro, e que cuidados devem ter-se em conta para poder trabalhar com
estas matérias garantido o sucesso da criação da peça de vestuário pretendida.
Foi também muito interessante assistir à resolução de problemas gerados durante
a realização dos trabalhos que podem acidentalmente ocorrer. Por vezes não se
consegue corrigir o erro e é necessário o corte de um novo componente e começar
a construção do início, mas também é possível muitas vezes resolver e corrigir
de forma adequada para que a peça mantenha os níveis de qualidade exigidos.
Com este
estágio tive a oportunidade de alcançar mais um objetivo e cada vez mais me
sinto uma pessoa realizada e ciente que me tornarei uma profissional de
qualidade e muito empenhada. Consegui adquirir mais competências ao nível da
confeção de materiais como as sedas e as lycras, de como devem ser costurados
mediante o corte que tenham as peças e como devem ser manipuladas no ferro para
que mantenham a forma adequada àquilo que se espera.
Termino este
curso extremamente feliz e realizada, cheia de motivação para continuar a
desempenhar funções na área da modelagem e confeção de vestuário como sempre
idealizei desde criança. Foram inúmeras as aprendizagens adquiridas durante o
estágio realizado o que tenho a agradecer às profissionais que constituem a
equipa Carine Gilson em Portugal, que sempre estiveram disponíveis para
partilhar os seus conhecimentos, e em especial à responsável de estágio que foi
incansável na sua disponibilidade para ajudar e formar, bem como dar a conhecer
os processos de execução de variadas peças, de modo a proporcionar-me a
oportunidade de aprender as diversas manobras utilizadas para a construção das respetivas
peças em construção. Devo também agradecer a amabilidade em permitir a recolha
de algumas amostras de tecidos diversos, que fazem parte do inventário da
fábrica, para enriquecer o meu dossier de amostras desenvolvido numa outra UFCD
anterior. Mais tempo houvesse, mais oportunidades haveria para absorver uma
infindável panóplia de técnicas usadas na produção do atelier.
Durante este curto
período de estágio senti-me muito feliz e realizada e com a certeza de que, sem
qualquer dúvida, este é o meu caminho para a experiência de um futuro risonho.
Amostra de mousse utilizada na construção das copas dos soutiens e corpetes |
Amostra de sedas mousse |
Amostra de tela para bordar e queimar depois de bordar |
Amostra de lycra de seda |
Amostra de renda bordada a fio banhado a ouro |
Amostra de renda |
Amostra de seda caxemira |
Amostra de seda cetim |
Amostra de Seda chifon |
Amostra de seda mousseline |
Amostra de seda organza |
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