Relatório de Estágio

 

Projetos de estágio propostos: saco e soutien "Carine Gilson"


REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO

ENTIDADE FORMADORA:
INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.
DELEGAÇÃO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO
Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal
Serviço de Formação Profissional de Setúbal

ENTIDADE ENQUADRADORA DA FPCT: Temas Idílicos – Atelier Carine Gilson
RESPONSÁVEL P/ ENTIDADE ENQUADRADORA: Fernanda Vaz
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA:  216 Horas
DATA DE INICIO: 14/09/2021
DATA DE FIM: 22/09/2021


Após a conclusão de todas as unidades formativas do curso de Modelista de Vestuário iniciei a formação mais aguardada ao longo deste largo período de formação. Fui extremamente bem recebida no Atelier Carine Gilson, uma casa de renome que fabrica peças de luxo que combinam sedas e rendas e que tornam as peças de lingerie extraordinariamente elegantes e únicas.

Inicialmente foi-me apresentada cada função desempenhada no atelier e os procedimentos adequados para a execução de cada peça. Em cada fase da criação da peça é necessário o maior rigor, e elaborar a tarefa criteriosamente para que no final a peça de vestuário possa cumprir com a exigência de qualidade que a casa impõe. Por outro lado, e como em tudo, uma tarefa bem realizada facilita a etapa seguinte o que por sua vez contribui para o sucesso do trabalho seguinte.

Depois de conhecer o método de trabalho do atelier e os critérios dos modelos executados pela marca foi proposta a tarefa da construção das alças dos soutiens. Uma tarefa simples, contudo, desafiante tendo em conta que as alças têm medidas específicas, quer das suas dimensões, quer das costuras, que devem ser rigorosamente respeitadas. A colocação das ferragens, comumente usadas nas alças dos soutiens, também foi um bom exercício e desafio superado.

A tarefa foi positivamente realizada pelo que foi possível elevar a fasquia e concluir uma nova tarefa: a confeção de um soutien, modelo básico e intemporal do design de Carine Gilson. Foi um desafio altamente entusiasmante e motivador. A possibilidade de confecionar uma peça icónica da casa Carine Gilson, desde o início até ao fim, foi lisonjeador e inspirador. Foi uma tarefa que promoveu empolgação para a continuidade de todas as outras tarefas que foram sendo propostas.

Foi-me também dada a possibilidade de praticar na máquina de bordar, uma máquina usada no atelier para aplicação das rendas na seda natural. Um exercício gratificante que me permitiu ganhar a sensibilidade necessária para a realização desta tarefa no atelier.

Exercício de aprendizagem da aplicação das rendas em tecido na máquina de bordar

Detalhe da renda bordada em tecido


Outra tarefa primordial nesta equipa onde me inseri nesta temporada consiste na realização da limpeza das peças. A aplicação das rendas é feita através de um bordado executado na máquina que deve ser feito num ponto regular para que haja uma harmonia e uma visualização agradável pelo avesso da peça, bem como deve ser eficaz na sua função de unir a renda à seda. A limpeza anteriormente referida diz respeito ao corte da matéria excedente que fica para além do desenho bordado. Além da extração do excedente de renda também se retira o excedente de seda que se encontra além da extremidade de renda bordada. Ou seja, une-se a renda e a seda através de um ponto e linha específicos o que confere a particularidade elegante e única de cada peça da criadora Carine Gilson. Esta tarefa deve ser feita com muita delicadeza para impedir que a peça de vestuário seja golpeada onde não é espectável, pois pode pôr em risco a utilidade da peça e desperdiçar muitas horas de trabalho.

Foi deveras prestigiante poder conhecer a própria Carine Gilson que se encontrava no atelier para o desenvolvimento de protótipos da nova coleção. Nestes dias tive oportunidade de contribuir ativamente para a realização de flores de seda para aplicação nas vestes da coleção em estudo.

Interessante também a tarefa do corte. Apesar da modelagem ser desenvolvida em Bruxelas, os moldes são rececionados e abertos para a colocação sobre a folha ou as folhas de tecido para o corte. Consegui observar através deste exercício o estudo de encaixe feito pela modelista, cujos moldes foram impressos em plotter. Observei também como é feita a colocação dos tecidos e como os mesmos vêm identificados de fábrica relativamente a algum defeito e de que maneira é feito o reajuste do corte de acordo com o defeito encontrado.

Esta temporada foi imensamente enriquecedora por tudo aquilo que aprendi em contexto prático, pela sensibilidade que adquiri a manusear os tecidos delicados como as sedas e as rendas e perceber o comportamento dos mesmos tanto nas máquinas de costura como no ferro, e que cuidados devem ter-se em conta para poder trabalhar com estas matérias garantido o sucesso da criação da peça de vestuário pretendida. Foi também muito interessante assistir à resolução de problemas gerados durante a realização dos trabalhos que podem acidentalmente ocorrer. Por vezes não se consegue corrigir o erro e é necessário o corte de um novo componente e começar a construção do início, mas também é possível muitas vezes resolver e corrigir de forma adequada para que a peça mantenha os níveis de qualidade exigidos.

Com este estágio tive a oportunidade de alcançar mais um objetivo e cada vez mais me sinto uma pessoa realizada e ciente que me tornarei uma profissional de qualidade e muito empenhada. Consegui adquirir mais competências ao nível da confeção de materiais como as sedas e as lycras, de como devem ser costurados mediante o corte que tenham as peças e como devem ser manipuladas no ferro para que mantenham a forma adequada àquilo que se espera.

Termino este curso extremamente feliz e realizada, cheia de motivação para continuar a desempenhar funções na área da modelagem e confeção de vestuário como sempre idealizei desde criança. Foram inúmeras as aprendizagens adquiridas durante o estágio realizado o que tenho a agradecer às profissionais que constituem a equipa Carine Gilson em Portugal, que sempre estiveram disponíveis para partilhar os seus conhecimentos, e em especial à responsável de estágio que foi incansável na sua disponibilidade para ajudar e formar, bem como dar a conhecer os processos de execução de variadas peças, de modo a proporcionar-me a oportunidade de aprender as diversas manobras utilizadas para a construção das respetivas peças em construção. Devo também agradecer a amabilidade em permitir a recolha de algumas amostras de tecidos diversos, que fazem parte do inventário da fábrica, para enriquecer o meu dossier de amostras desenvolvido numa outra UFCD anterior. Mais tempo houvesse, mais oportunidades haveria para absorver uma infindável panóplia de técnicas usadas na produção do atelier.

Durante este curto período de estágio senti-me muito feliz e realizada e com a certeza de que, sem qualquer dúvida, este é o meu caminho para a experiência de um futuro risonho.

Amostra de mousse utilizada na construção das copas dos soutiens e corpetes

Amostra de sedas mousse

Amostra de tela para bordar e queimar depois de bordar

Amostra de lycra de seda

Amostra de renda bordada a fio banhado a ouro

Amostra de renda

Amostra de seda caxemira

Amostra de seda cetim

Amostra de Seda chifon

Amostra de seda mousseline

Amostra de seda organza



Comentários

Formulário de contacto

Nome

Email *

Mensagem *