FT 5960 - Construção de bases e pormenores de calça e macacão de senhora e calça de homem e criança
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Detalhe calças de senhora |
REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM
UFCD:
FT 5960 - Construção
de bases e pormenores de calça e macacão de senhora e calça de homem e criança
AÇÃO:
MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA
HORÁRIA: 25 Horas
FORMADOR:
Marina Oliveira
DATA DE
INICIO: 25/02/2021
DATA DE FIM: 07/04/2021
OBJETIVOS DA UFCD:
· Executar os traçados dos moldes base de calça de
senhora, homem e criança.
· Executar os traçados dos moldes base de macacão.
· Aplicar as técnicas e métodos inerentes à
execução dos diversos pormenores específicos de calça.
CONTEÚDOS:
·
Construção de bases de calça
de senhora, homem e criança
o
Calça de pinças
o
Calça justa em malha
o
Verificação de medidas e
transcrição dos moldes base para cartão ou papel
·
Construção de base de macacão
o
Macacão de pinças
o
Verificação de medidas e
transcrição dos moldes base para cartão ou papel
·
Pormenores da calça e macacão
o
Trespasses e abotoamento
o
Cintos e presilhas
o
Encaixes
o
Bolsos e localização
o
Pinças
o
Pregas
o
Bainhas com dobras
o
Alargamentos e afunilamentos
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Calças masculinas - tam 42 |
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Detalhe da construção das calças masculinas |
Neste módulo de
aprendizagem exercitou-se a modelagem das calças para género feminino e género
masculino. Através da modelagem que seguimos foi possível construir a peça de
vestuário para os membros inferiores compreendendo as folgas necessárias tendo
em conta a anatomia corporal. A modelagem aprendida é construída com margens de
costura excluindo o meio traseiro e as bainhas.
A partir destas
bases construídas, de senhora e homem, pudemos contruir ainda o macacão,
recorrendo à base de torso construída numa ufcd anterior. Juntando estas duas
bases e com algumas manobras cruciais construiu-se o macacão. A base de macacão
ficou então preparada para transformações de outros modelos de macacão, tendo
em conta que algumas das manobras consideradas para a base podem não ser as mesmas
a considerar se o tecido tiver elasticidade, nomeadamente o afastamento entre a
base de corpo e a base de calças.
Dentro desta
unidade abordamos a questão das pinças, dos bolsos, das suas respetivas
localizações e dimensões, o trespasse e seu valor, a questão do abotoamento e o
seu código e os ajustes a fazer ao molde de acordo com estas características. A
título de exemplo faço referência à braguilha, uma vez que é um processo de confeção
mais complexo para quem não conhece, que é composta por alguns componentes com
determinadas características que fazem com que assente bem após a montagem dos
componentes. Analisámos a particularidade de cada componente e a razão da sua
particularidade, como é o caso do componente em forma de borboleta aquele que
se coloca na parte inferior porque é o que está em contacto com o corpo e tem o
objetivo de minimizar o desconforto causado pelo fecho. Outra questão
interessante relacionada com a braguilha tem a ver com o abotoamento e o
trespasse construídos sobre a braguilha em que o código do vestuário nos diz
que uma calça masculina abotoa a esquerda sobre a direita, uma peça de
vestuário feminino já é ao contrário, ou seja, o lado direito assenta sobre o
esquerdo. E sabemos que temos uma peça unissexo quando é uma peça feminina com
regras de abotoamento masculino, como é o caso das calças de ganga. O curioso é
que começamos a observar em massa estas particularidades do vestuário a cair em
desuso e podemos encontrar no mercado calças clássicas femininas que não
cumprem estas normas do vestuário.
Fez parte desta
aprendizagem a análise dos bolsos, suas dimensões, tipologia, profundidade, os
vários tipos de cintura e posição do cós, as variações do comprimento das
calças, as bainhas e formas de as fazer. Durante o decorrer das aulas fomos
abordando o tema de tantas formas que esmiuçamos bem a construção das calças.
Tratando-se de uma modelagem aparentemente simples foi necessário muito debate
pois na verdade a modelagem das calças veio a revelar-se uma modelagem mais
complexa do que o esperado, e saliento para esta questão o gancho, bem como a
inclinação da traseira das calças, o posicionamento do fio direito. Foram
questões de aula muito pertinentes e esclarecedoras.
Ainda chegámos
a construir moldes de calças de malha nomeadamente com costura lateral e sem
costura lateral.
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Calça de uma prega |
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Detalhe da calça de uma prega |
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Traseira da calça de pregas |
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Calça de duas pregas |
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Detalhe da calça de duas pregas |
IMPACTO NO FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL
A modelagem
das calças, a juntar ao conteúdo de outras UFCDs, era mais uma aprendizagem
bastante almejada. A construção do gancho até à data era algo de entendimento
complexo, assim como a construção e confeção da breguilha, e esta UFCD veio
desmistificar o processo de construção de umas calças com braguilha. Foco
especificamente o gancho das calças por ser importantíssimo para que a peça de
vestuário tenha um bom cair sobre o corpo, sem repuxar ou ficar desconfortável,
para que as costuras se mantenham direitas e se consiga construir uma peça de
vestuário de qualidade. Quero ainda salientar alguns detalhes importantes que
marcam a diferença e conferem qualidade à peça, nomeadamente desenvolver o
molde com margens estratégicas para que a peça fique perfeita tanto do lado
exterior como do lado interior. Ou seja, e a título de exemplo, se o componente
da braguilha inferior tiver mais meio centímetro é o suficiente para tapar o
componente da braguilha superior e o aspeto pelo lado do avesso é perfeito. São
detalhes como este que farão toda a diferença na qualidade do trabalho e farão
de nós profissionais de qualidade. Sem a aprendizagem das calças a qualificação
de modelista seria impensável uma vez que as calças são peças que existem em
qualquer roupeiro seja ele feminino, masculino, de criança ou bebé.
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Calças de malha com costura lateral |
ASPECTOS
POSITIVOS/ NEGATIVOS
Esta UFCD
para mim não foi totalmente fácil porque foi uma modelagem diferente. A
construção desta modelagem pressupunha a inclusão dos valores de costura
excluindo algumas partes da peça o que acabou por causar alguma confusão. As
dificuldades foram ultrapassadas embora reconheça que é necessária a prática de
forma a melhorar os detalhes e os pormenores para a boa confeção das calças.
Penso que
podia fazer sentido que esta UFCD tivesse 50 horas. Apesar de ter concluído com
êxito sentiria certamente mais segurança se pudesse ter escrutinado alguns
parâmetros das calças. Fazer outras bases e perceber as diferenças entre elas
poderiam eventualmente facilitar a compreensão de alguns detalhes. Também a
prática e a repetição do exercício poderiam ter ajudado a memorizar as regras
da “etiqueta”, ou do género, do vestuário. Gostaria de ter aprofundado a construção
das calças de malha, mas devo referir e salientar o esforço e dedicação da
formadora em nos facultar toda a informação necessária para nos preparar e
capacitar para esta modelagem.
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Macacão escala 1:3 |
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Decalque dos componentes do macacão |
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