FT 7853 – Ideias e oportunidades de negócio

 

Fig 1: Exercício de aula -  Exemplo de modelo Canvas


REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM


UFCD: FT 7853 – Ideias e oportunidades de negócio
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA: 50 Horas
FORMADOR: Paulo Batista
DATA DE INICIO: 17/11/2020
DATA DE FIM: 20/07/2021

OBJETIVOS DA UFCD:
  • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
  • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
  • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
  • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
  • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
  • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
  • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

CONTEÚDOS:

  • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
    • Noção de negócio sustentável
    • Identificação e satisfação das necessidades
      • Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
      • Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
  • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
    • Conceito básico de negócio
      • Como resposta às necessidades da sociedade
    • Das oportunidades às ideias de negócio
      • Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
      • Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
      • Descrição de uma ideia de negócio
    • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
  • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
    • Formas de recolha de informação
      • Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
      • Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
    • Tipo de informação a recolher
      • O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
      • Os produtos ou serviços
      • O local, as instalações e os equipamentos
      • A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
      • Os meios de promoção e os clientes
      • O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
  • Análise de experiências de criação de negócios
    • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
      • Por setor de atividade/mercado
      • Por negócio
    • Modelos de negócio
      • Benchmarking
      • Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
      • Parceria de outsourcing
      • Franchising
      • Estruturação de raiz
      • Outras modalidades
  • Definição do negócio e do target
    • Definição sumária do negócio
    • Descrição sumária das atividades
    • Target a atingir
  • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
    • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
    • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
    • Banca, apoios privados e capitais próprios
    • Parcerias
  • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
    • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
    • Análise crítica do mercado
      • Estudos de mercado
      • Segmentação de mercado
    • Análise crítica do negócio e/ou produto
      • Vantagens e desvantagens
      • Mercado e concorrência
      • Potencial de desenvolvimento
      • Instalação de arranque
    • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
  • Tipos de negócio
    • Natureza e constituição jurídica do negócio
      • Atividade liberal
      • Empresário em nome individual
      • Sociedade por quotas
  • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
    • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
    • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)



COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

Através desta unidade formativa ganhei competências que me ajudaram a arrancar com um projeto próprio. A formação consistiu em primeiro lugar a dar a conhecer as características que definem um empreendedor e como este pode fazer a diferença no mercado.

As ideias que surgem para a criação de negócios são mais que muitas, e muitas pessoas pensam nelas, no entanto existem questões que têm de ser analisadas antes de investir e criar o negócio baseado apenas numa ideia. É preciso analisar a sustentabilidade do negócio, verificar se é economicamente viável de maneira que se possa manter no mercado e crescer.

Para a criação de uma empresa, não é necessariamente preciso ter uma ideia nova, mas é preciso ter algo diferenciador e que conquiste o mercado pela diferença. Por isso é fundamental fazer estudos de mercado para tomar boas decisões na hora de criar o negócio. No fundo tentar previamente saber o que o potencial cliente procura e o que o faria decidir por um ou outro produto ou serviço. No fundo é tentar identificar e satisfazer as necessidades do consumidor.

Depois de consolidada a ideia do negócio há que conceber um plano de negócio para que a empresa se consolide no mercado e não se resuma apenas a uma ideia ou tentativa de negócio.

Através da pirâmide de Maslow identifiquei que para o meu projeto necessito de criar visibilidade uma vez que se trata de uma marca de vestuário segmentado num mercado com um estilo de vida ativo. Assim é um caminho para trabalhar no reconhecimento da minha marca.

A análise “swot” é outra ferramenta útil para vencer. Através desta análise à empresa consegue-se um panorama que ajuda a ultrapassar eventuais problemas. Identifica-se assim os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades.

Além da análise da própria empresa a concorrência também deve ser analisada. É preciso estar sempre atento aquilo que a concorrência oferece ao mercado, quer relativamente ao preço, ou ao produto ou serviço. A empresa deve estar preparada para competir no mercado e conquistar novos clientes. E para que possa triunfar nesta batalha tem de ser coerente com aquilo que comunica. A empresa deve definir-se quanto à sua visão, valores, missão e objetivos. Esta comunicação é válida interna e externamente para a empresa. Tanto as pessoas envolvidas no negócio, sócios e trabalhadores, como os clientes da empresa têm um papel ativo para a melhoria e a sobrevivência da empresa no mercado. Para a continuidade do sucesso da empresa a gestão da qualidade é um parâmetro que deve ser valorizado e nunca esquecido.

Todos os estudos feitos para a criação da empresa, bem como outras ações ou estratégias para alavancar a empresa não são suficientes para a manutenção da empresa. As ideias podem ser ótimas e promissoras, mas tem sempre que ser considerado o valor financeiro inerente à atividade da empresa. É do conhecimento comum que para abrir um negócio é fundamental a existência de um capital, por isso é importante tem um plano de marketing bem estruturado, bem como uma apresentação da empresa apelativa para que possa conquistar apoios financeiros, quer particularmente, quer através de parcerias ou investidores.

IMPACTO NO FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL

A formação adquirida através desta ufcd foi importantíssima para o meu futuro. Os meus objetivos passam também por ter um plano B que me permita estar sempre inserida no mercado de trabalho e através destes conhecimentos tive oportunidade de trabalhar no meu próprio plano de negócio. A criação de um modelo de negócio foi fácil de realizar pois era algo que já pensava há imenso tempo, contudo foi muito importante a orientação dada pelo formador no sentido de organização tarefas para poder avançar com confiança. Neste modelo de negócio tive oportunidade de estruturar aminha ideia de negócio fazendo o registo das parcerias, qual a atividade chave, quais os recursos disponíveis, qual a proposta de valor a apresentar ao mercado, como a empresa se relaciona e em que canais, qual o segmento de clientes, qual a estrutura dos custos e as fontes de receita. A calendarização é de igual forma importante pois impulsiona as tarefas e minimiza os atrasos.

A matéria abordada é fundamental para quem pretende criar um negócio, mas são igualmente úteis para entrar no mercado de trabalho por conta de outrem. O conhecimento é a grande mais-valia do trabalhador e a riqueza que não pode ser roubada.

ASPECTOS POSITIVOS/ NEGATIVOS

Ressalvo como aspeto positivo e elementar para o meu caso particular o exercício prático da criação do modelo de negócio. Considero-me disciplinada e motivada o suficiente para fazer o plano de negócio por iniciativa própria, contudo as orientações dadas ajudaram imenso e impulsionaram uma tarefa que desejava fazer.

Devo ainda louvar a disponibilidade do formador para nos ajudar a criar o próprio negócio e a esclarecer qualquer dúvida que surja neste âmbito.


Trabalho desenvolvido 👉 Modelo Canvas


Reflexão da UFCD - documento oficial 👉 Reflexão UFCD 7853 - Ideias e oportunidades de negócio

Comentários

Formulário de contacto

Nome

Email *

Mensagem *