FT 7853 – Ideias e oportunidades de negócio
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA: 50 Horas
FORMADOR: Paulo Batista
DATA DE INICIO: 17/11/2020
DATA DE FIM: 20/07/2021
- Identificar
os desafios e problemas como oportunidades.
- Identificar
ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do
público-alvo e do mercado.
- Descrever,
analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
- Identificar
e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à
criação e orientação de um negócio.
- Reconhecer
a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes
fatores de sucesso e insucesso.
- Reconhecer
as características de um negócio e as atividades inerentes à sua
prossecução.
- Identificar
os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio,
em função da sua natureza e plano operacional.
CONTEÚDOS:
- Criação e
desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
- Noção de
negócio sustentável
- Identificação
e satisfação das necessidades
- Formas
de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais
clientes/consumidores
- Formas
de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo
presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
- Sistematização,
análise e avaliação de ideias de negócio
- Conceito
básico de negócio
- Como
resposta às necessidades da sociedade
- Das
oportunidades às ideias de negócio
- Estudo e
análise de bancos/bolsas de ideias
- Análise
de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
- Descrição
de uma ideia de negócio
- Noção de
oportunidade relacionada com o serviço a clientes
- Recolha de
informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
- Formas de
recolha de informação
- Direta –
junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
- Indireta
– através de associações ou serviços especializados - públicos ou
privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação
disponível on-line ou noutros suportes
- Tipo de
informação a recolher
- O
negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
- Os
produtos ou serviços
- O local,
as instalações e os equipamentos
- A
logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
- Os meios
de promoção e os clientes
- O
financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
- Análise de
experiências de criação de negócios
- Contacto
com diferentes experiências de empreendedorismo
- Por
setor de atividade/mercado
- Por
negócio
- Modelos
de negócio
- Benchmarking
- Criação/diferenciação
de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
- Parceria
de outsourcing
- Franchising
- Estruturação
de raiz
- Outras
modalidades
- Definição
do negócio e do target
- Definição
sumária do negócio
- Descrição
sumária das atividades
- Target a
atingir
- Financiamento,
apoios e incentivos à criação de negócios
- Meios e
recursos de apoio à criação de negócios
- Serviços
e apoios públicos – programas e medidas
- Banca,
apoios privados e capitais próprios
- Parcerias
- Desenvolvimento
e validação da ideia de negócio
- Análise
do negócio a criar e sua validação prévia
- Análise
crítica do mercado
- Estudos
de mercado
- Segmentação
de mercado
- Análise
crítica do negócio e/ou produto
- Vantagens
e desvantagens
- Mercado
e concorrência
- Potencial
de desenvolvimento
- Instalação
de arranque
- Economia
de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e
empreendedorismo social
- Tipos de
negócio
- Natureza
e constituição jurídica do negócio
- Atividade
liberal
- Empresário
em nome individual
- Sociedade
por quotas
- Contacto
com entidades e recolha de informação no terreno
- Contactos
com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades
financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
- Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
COMPETÊNCIAS
ADQUIRIDAS
Através desta
unidade formativa ganhei competências que me ajudaram a arrancar com um projeto
próprio. A formação consistiu em primeiro lugar a dar a conhecer as
características que definem um empreendedor e como este pode fazer a diferença
no mercado.
As ideias que
surgem para a criação de negócios são mais que muitas, e muitas pessoas pensam
nelas, no entanto existem questões que têm de ser analisadas antes de investir
e criar o negócio baseado apenas numa ideia. É preciso analisar a
sustentabilidade do negócio, verificar se é economicamente viável de maneira
que se possa manter no mercado e crescer.
Para a criação
de uma empresa, não é necessariamente preciso ter uma ideia nova, mas é preciso
ter algo diferenciador e que conquiste o mercado pela diferença. Por isso é
fundamental fazer estudos de mercado para tomar boas decisões na hora de criar
o negócio. No fundo tentar previamente saber o que o potencial cliente procura
e o que o faria decidir por um ou outro produto ou serviço. No fundo é tentar
identificar e satisfazer as necessidades do consumidor.
Depois de
consolidada a ideia do negócio há que conceber um plano de negócio para que a
empresa se consolide no mercado e não se resuma apenas a uma ideia ou tentativa
de negócio.
Através da
pirâmide de Maslow identifiquei que para o meu projeto necessito de criar
visibilidade uma vez que se trata de uma marca de vestuário segmentado num
mercado com um estilo de vida ativo. Assim é um caminho para trabalhar no
reconhecimento da minha marca.
A análise
“swot” é outra ferramenta útil para vencer. Através desta análise à empresa
consegue-se um panorama que ajuda a ultrapassar eventuais problemas.
Identifica-se assim os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as
oportunidades.
Além da análise
da própria empresa a concorrência também deve ser analisada. É preciso estar
sempre atento aquilo que a concorrência oferece ao mercado, quer relativamente
ao preço, ou ao produto ou serviço. A empresa deve estar preparada para
competir no mercado e conquistar novos clientes. E para que possa triunfar
nesta batalha tem de ser coerente com aquilo que comunica. A empresa deve definir-se
quanto à sua visão, valores, missão e objetivos. Esta comunicação é válida
interna e externamente para a empresa. Tanto as pessoas envolvidas no negócio,
sócios e trabalhadores, como os clientes da empresa têm um papel ativo para a
melhoria e a sobrevivência da empresa no mercado. Para a continuidade do
sucesso da empresa a gestão da qualidade é um parâmetro que deve ser valorizado
e nunca esquecido.
Todos os
estudos feitos para a criação da empresa, bem como outras ações ou estratégias
para alavancar a empresa não são suficientes para a manutenção da empresa. As
ideias podem ser ótimas e promissoras, mas tem sempre que ser considerado o
valor financeiro inerente à atividade da empresa. É do conhecimento comum que
para abrir um negócio é fundamental a existência de um capital, por isso é
importante tem um plano de marketing bem estruturado, bem como uma apresentação
da empresa apelativa para que possa conquistar apoios financeiros, quer
particularmente, quer através de parcerias ou investidores.
IMPACTO NO
FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL
A formação
adquirida através desta ufcd foi importantíssima para o meu futuro. Os meus
objetivos passam também por ter um plano B que me permita estar sempre inserida
no mercado de trabalho e através destes conhecimentos tive oportunidade de
trabalhar no meu próprio plano de negócio. A criação de um modelo de negócio
foi fácil de realizar pois era algo que já pensava há imenso tempo, contudo foi
muito importante a orientação dada pelo formador no sentido de organização
tarefas para poder avançar com confiança. Neste modelo de negócio tive
oportunidade de estruturar aminha ideia de negócio fazendo o registo das
parcerias, qual a atividade chave, quais os recursos disponíveis, qual a
proposta de valor a apresentar ao mercado, como a empresa se relaciona e em que
canais, qual o segmento de clientes, qual a estrutura dos custos e as fontes de
receita. A calendarização é de igual forma importante pois impulsiona as
tarefas e minimiza os atrasos.
A matéria
abordada é fundamental para quem pretende criar um negócio, mas são igualmente
úteis para entrar no mercado de trabalho por conta de outrem. O conhecimento é
a grande mais-valia do trabalhador e a riqueza que não pode ser roubada.
ASPECTOS
POSITIVOS/ NEGATIVOS
Ressalvo
como aspeto positivo e elementar para o meu caso particular o exercício prático
da criação do modelo de negócio. Considero-me disciplinada e motivada o
suficiente para fazer o plano de negócio por iniciativa própria, contudo as
orientações dadas ajudaram imenso e impulsionaram uma tarefa que desejava
fazer.
Devo ainda
louvar a disponibilidade do formador para nos ajudar a criar o próprio negócio
e a esclarecer qualquer dúvida que surja neste âmbito.
Trabalho desenvolvido 👉 Modelo Canvas
Reflexão da UFCD - documento oficial 👉 Reflexão UFCD 7853 - Ideias e oportunidades de negócio
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