FT 5962 – Gradação de calça de senhora, homem e criança

 

Notas sobre gradação


REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM

UFCD: FT 5962 – Gradação de calça de senhora, homem e criança
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA:  25 Horas
FORMADOR: Marina Oliveira
DATA DE INICIO: 26/04/2021
DATA DE FIM: 12/05/2021

OBJETIVOS DA UFCD:
  • Analisar a tabela de medidas.
  • Aplicar as técnicas e métodos inerentes ao processo de gradação de moldes de calça de senhora, homem e criança.
  • Executar a gradação de moldes de calça de senhora, homem e criança, aplicando e desenvolvendo as técnicas de cálculo numérico e de geometria.

CONTEÚDOS:

  • Gradação de molde base de calça de senhora, homem e criança
    • Análise da gradação
    • Execução da gradação
    • Exemplificação da transcrição dos moldes nos vários tamanhos
  • Gradação de modelos de calça de senhora, homem e criança
    • Análise da gradação
    • Execução da gradação
    • Exemplificação da transcrição dos moldes nos vários tamanhos


Gradação da frente da calça masculina. Trabalho realizado à escala 1:3

Gradação da traseira das calças masculinas. Trabalho realizado à escala 1:3


COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

Na UFCD da gradação de calças começamos por abordar a questão da importância da tabela de medidas. Em primeiro lugar é importante saber que alterações se observa de tamanho para tamanho. As medidas de cada tamanho nem sempre se alteram de forma regular. Em determinados pontos pode haver um aumento ou diminuição de 4 cm entre cada tamanho como também pode haver uma alteração na medida de apenas 1 cm entre tamanhos. Depende sempre do ponto de medida. Esta análise também esclareceu que a variação de medidas entre tamanhos pode não ser constante.

Esta questão da tabela de medidas é deveras importante para perceber a temática da gradação. É importante reter que o maior número da tabela não tem de ser proporcionalmente maior ao número mais pequeno da tabela porque a anatomia corporal sobrepõe-se à diferença proporcional existente entre os tamanhos. Um corpo que veste o 44 tem volumetrias que um corpo que veste 36 não tem, para além de que não tem de ser tão maior em altura como em largura.

O entendimento das questões referidas anteriormente são de importância máxima para a execução de uma boa gradação. Foram notas introdutórias ao exercício da gradação das calças de senhora e homem.

Nesta ufcd executamos exercícios de gradação ao modelo de calças masculino e feminino com pregas, bem como as alterações graduais ao cós e abertura dos bolsos.

A gradação das calças de malha também foi tema presente, embora não se tenha executado o exercício. Esta gradação apresenta variações tendo em conta que é uma modelagem para tecidos com elastano e a tabela de medidas utilizada não é a mesma tabela. Apesar que existir uma tabela para malhas há sempre que considerar a percentagem de elasticidade do tecido utilizado num determinado modelo. No caso das calças de malha sem costuras laterais, a distribuição dos valores a aumentar ou diminuir tem de ser feito de outra forma uma vez que não tem a costura lateral para distribuir valor.

Nesta ufcd tivemos a oportunidade de analisar uma outra tabela de medidas, fornecida pela formadora de modo a complementar o conhecimento relativamente à gradação e as diferenças existentes entre tamanhos mediante a estatura regular, curta ou longa.


Gradação da frente das calças femininas. Trabalho realizado à escala de 1:3



Gradação da traseira das calças femininas. Trabalho realizado à escala de 1:3

  

IMPACTO NO FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL

A gradação de calças, embora que ao primeiro contacto possa parecer complexo, é de elevada importância para o profissional da modelagem uma vez que com a gradação facilita o processo de elaboração do modelo pretendido no tamanho necessário tendo apenas um molde base num único tamanho. Com o recurso à gradação ganha-se tempo uma vez que deixa de ser necessário o desenvolvimento de outra base no tamanho pretendido, podendo passar à fase da transformação já no tamanho selecionado. Da mesma forma, e com uma boa análise da tabela de medidas e do próprio modelo pode ser feita uma boa gradação de um molde de calça já transformado, podendo assim replicar o mesmo modelo em diferentes tamanhos.

Ter noções de gradação é de grande importância na vida profissional porque é necessário entender que nem sempre um modelo aumenta na mesma proporcionalidade em todos os pontos assinalados e previamente estudados para o aumento ou redução de tamanho. Isto acontece devido às questões anatómicas do corpo humano, pois não somos todos percentualmente maiores ou menores em relação a cada pessoa.

Apesar de saber que a gradação é uma área que merece um estudo aprofundado a frequência desta unidade formativa já permitiu uma abordagem que facilita a compreensão da diferença existente entre peças de vestuário do mesmo modelo e de tamanhos diferentes.

ASPECTOS POSITIVOS/ NEGATIVOS

Ressalvo o aspeto positivo que o conhecimento sobre gradação de calças proporcionou. Considero que para a execução de uma boa gradação há que estudar a temática de uma forma mais aprofundada, contudo a abordagem ao tema enriquece o conhecimento de qualquer futuro modelista e na minha opinião facilita a compreensão de um modo geral de outras questões relacionadas com a modelagem.

Para a execução dos exercícios pedidos foram surgindo dúvidas e expostas questões que deram abertura para o desenvolvimento de conversas esclarecedoras de processos da modelagem.


Reflexão da UFCD - documento oficial: Reflexão FT 5962 - Gradação de calça de senhora, homem e criança

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