FT 5962 – Gradação de calça de senhora, homem e criança
REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA: 25 Horas
FORMADOR: Marina Oliveira
DATA DE INICIO: 26/04/2021
DATA DE FIM: 12/05/2021
- Analisar a
tabela de medidas.
- Aplicar as
técnicas e métodos inerentes ao processo de gradação de moldes de calça de
senhora, homem e criança.
- Executar a
gradação de moldes de calça de senhora, homem e criança, aplicando e
desenvolvendo as técnicas de cálculo numérico e de geometria.
CONTEÚDOS:
- Gradação
de molde base de calça de senhora, homem e criança
- Análise
da gradação
- Execução
da gradação
- Exemplificação
da transcrição dos moldes nos vários tamanhos
- Gradação
de modelos de calça de senhora, homem e criança
- Análise
da gradação
- Execução
da gradação
- Exemplificação
da transcrição dos moldes nos vários tamanhos
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Gradação da frente da calça masculina. Trabalho realizado à escala 1:3 |
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Gradação da traseira das calças masculinas. Trabalho realizado à escala 1:3 |
COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS
Na UFCD da
gradação de calças começamos por abordar a questão da importância da tabela de
medidas. Em primeiro lugar é importante saber que alterações se observa de
tamanho para tamanho. As medidas de cada tamanho nem sempre se alteram de forma
regular. Em determinados pontos pode haver um aumento ou diminuição de 4 cm
entre cada tamanho como também pode haver uma alteração na medida de apenas 1
cm entre tamanhos. Depende sempre do ponto de medida. Esta análise também
esclareceu que a variação de medidas entre tamanhos pode não ser constante.
Esta questão da
tabela de medidas é deveras importante para perceber a temática da gradação. É
importante reter que o maior número da tabela não tem de ser proporcionalmente
maior ao número mais pequeno da tabela porque a anatomia corporal sobrepõe-se à
diferença proporcional existente entre os tamanhos. Um corpo que veste o 44 tem
volumetrias que um corpo que veste 36 não tem, para além de que não tem de ser
tão maior em altura como em largura.
O entendimento
das questões referidas anteriormente são de importância máxima para a execução
de uma boa gradação. Foram notas introdutórias ao exercício da gradação das
calças de senhora e homem.
Nesta ufcd
executamos exercícios de gradação ao modelo de calças masculino e feminino com
pregas, bem como as alterações graduais ao cós e abertura dos bolsos.
A gradação das
calças de malha também foi tema presente, embora não se tenha executado o
exercício. Esta gradação apresenta variações tendo em conta que é uma modelagem
para tecidos com elastano e a tabela de medidas utilizada não é a mesma tabela.
Apesar que existir uma tabela para malhas há sempre que considerar a percentagem
de elasticidade do tecido utilizado num determinado modelo. No caso das calças
de malha sem costuras laterais, a distribuição dos valores a aumentar ou
diminuir tem de ser feito de outra forma uma vez que não tem a costura lateral
para distribuir valor.
Nesta ufcd
tivemos a oportunidade de analisar uma outra tabela de medidas, fornecida pela
formadora de modo a complementar o conhecimento relativamente à gradação e as
diferenças existentes entre tamanhos mediante a estatura regular, curta ou
longa.
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Gradação da frente das calças femininas. Trabalho realizado à escala de 1:3 |
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Gradação da traseira das calças femininas. Trabalho realizado à escala de 1:3 |
IMPACTO NO
FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL
A gradação
de calças, embora que ao primeiro contacto possa parecer complexo, é de elevada
importância para o profissional da modelagem uma vez que com a gradação
facilita o processo de elaboração do modelo pretendido no tamanho necessário
tendo apenas um molde base num único tamanho. Com o recurso à gradação ganha-se
tempo uma vez que deixa de ser necessário o desenvolvimento de outra base no
tamanho pretendido, podendo passar à fase da transformação já no tamanho
selecionado. Da mesma forma, e com uma boa análise da tabela de medidas e do
próprio modelo pode ser feita uma boa gradação de um molde de calça já
transformado, podendo assim replicar o mesmo modelo em diferentes tamanhos.
Ter noções
de gradação é de grande importância na vida profissional porque é necessário
entender que nem sempre um modelo aumenta na mesma proporcionalidade em todos
os pontos assinalados e previamente estudados para o aumento ou redução de
tamanho. Isto acontece devido às questões anatómicas do corpo humano, pois não
somos todos percentualmente maiores ou menores em relação a cada pessoa.
Apesar de saber
que a gradação é uma área que merece um estudo aprofundado a frequência desta
unidade formativa já permitiu uma abordagem que facilita a compreensão da
diferença existente entre peças de vestuário do mesmo modelo e de tamanhos
diferentes.
ASPECTOS
POSITIVOS/ NEGATIVOS
Ressalvo o
aspeto positivo que o conhecimento sobre gradação de calças proporcionou. Considero
que para a execução de uma boa gradação há que estudar a temática de uma forma
mais aprofundada, contudo a abordagem ao tema enriquece o conhecimento de
qualquer futuro modelista e na minha opinião facilita a compreensão de um modo
geral de outras questões relacionadas com a modelagem.
Para a
execução dos exercícios pedidos foram surgindo dúvidas e expostas questões que
deram abertura para o desenvolvimento de conversas esclarecedoras de processos
da modelagem.
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