FT 7848 – Gestão da qualidade

 



REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM

UFCD: FT 7848 – Gestão da qualidade
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA:  25 Horas
FORMADOR: Isabel Marques
DATA DE INICIO: 08/01/2021
DATA DE FIM: 05/03/2021

OBJETIVOS DA UFCD:

  • Explicar e reconhecer a importância dos sistemas de gestão da qualidade como elemento diferenciador de uma organização.
  •  Identificar os princípios de gestão da qualidade.
  • Identificar potenciais necessidades de adaptação das questões da qualidade ao setor específico da qualidade.

CONTEÚDOS:

  • Gestão da qualidade
    • Conceito e evolução histórica
    • Função qualidade, controlo da qualidade, garantia da qualidade, gestão da qualidade
    • Estratégia da organização e competitividade
  • O Sistema Português da Qualidade
    • Normalização – normas de âmbito nacional, europeu e internacional
    • Metrologia – a exatidão das medições realizadas
    • Qualificação – acreditação e certificação
  • Relação entre os sistemas de gestão da qualidade e os modelos de excelência
  • Aspetos transversais aos sistemas de gestão da qualidade
    • Princípios de gestão da qualidade
    • Requisitos dos sistemas de gestão da qualidade e requisitos dos produtos
    • Desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade
    • Abordagem por processos: a metodologia PDCA
    • Política da qualidade e objetivos da qualidade
    • Papel da gestão de topo no âmbito do sistema de gestão da qualidade
    • Motivação para a qualidade
    • Documentação do sistema de gestão da qualidade
    • Monitorização e medicação
    • Avaliação dos sistemas de gestão da qualidade
    • Ferramentas da qualidade
    • Custos da qualidade
    • Melhoria contínua
  • Compatibilidade com outros sistemas de gestão e sua integração
  • Questões da qualidade adaptadas a um setor da qualidade

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

No decorrer desta UFCD analisamos a questão da qualidade e em que medida a qualidade pode ser um elemento diferenciador nas organizações. Seja produto ou serviço para podermos falar em qualidade pressupõe-se que a organização oferece ao seu cliente algo que cumpre com o seu objetivo e vai de encontro ou supera as expectativas do mesmo.

Para uma empresa oferecer qualidade ao seu cliente de uma forma constante tem de fazer a gestão de qualidade através de mecanismos já estudados que lhe permitem manter coerência perante o mercado. O controlo de qualidade não passa só pelo controlo do bem ou do serviço fornecido, ou seja, a qualidade numa empresa engloba todos os departamentos e não só o departamento de produção, incluindo também neste ponto o departamento de pós-venda.

No decurso do controlo de qualidade de uma empresa é importante referir a questão das inspeções de qualidade uma vez que avaliam e analisam se o produto ou serviço estão de acordo com os requisitos exigidos. A partir deste controlo podem ou não surgir ocorrências de não conformidade. Assim é importante também perceber a diferença entre uma não conformidade e um defeito. Entender que a não conformidade acaba por ser uma oportunidade de melhorar e corrigir algo que possa pôr em causa a qualidade e por consequência a imagem da empresa no mercado.

Começa então a ser fácil compreender que a gestão de qualidade engloba uma série de etapas, estratégias e procedimentos cada qual cumprindo o seu propósito para garantir uma padronização ao nível da qualidade de uma empresa. Simplificando esta globalidade podemos resumi-la e relacioná-la com cinco pontos:

  • ×         Estratégia de uma organização;
  • ×         Objetivos definidos;
  • ×         Resultados alcançados;
  • ×         Nível de competência; e a
  • ×         Sustentabilidade da empresa.

Sobre a estrutura organizacional, fator elementar para a qualidade, importa focar os três pilares em que esta assenta:

  • ×         Estrutura dos recursos humanos: quem é quem e quem faz o quê?
  • ×         Estrutura de processos: quais os processos necessários e quais os indicadores de desempenho?
  • ×         Estrutura de produto/ serviço: recursos necessários para a fabricação do produto e/ ou prestação do serviço.

 

Ainda no âmbito desta UFCD foi abordado o tema das ISO, focando particularmente os 7 princípios da qualidade ISO 9001: 2015, nomeadamente o foco no cliente, a liderança, o comprometimento das pessoas, a abordagem dos processos, a melhoria (permanente), a tomada de decisão baseada em evidências, e a gestão das relações.

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) também foi tema na abordagem ao sistema português de qualidade e sua missão, e termos como Normalização, Metrologia, Acreditação/ Certificação foram discutidos para a melhor compreensão do conteúdo desta unidade formativa.

Numa abordagem mais prática ao sistema de gestão de qualidade foi analisado os tramites da implementação do SGQ, com destaque ao ciclo PDCA e à política de qualidade com foque direcionado para a área do curso de formação a partir de exemplos concretos.

Importa ressalvar alguns aspetos fundamentais para a boa implementação do SGQ, nomeadamente o envolvimento de todos dentro de uma organização. O compromisso e a motivação são elementares, sendo que a boa comunicação é indiscutível. O registo formal das normas através de um manual é deveras relevante para o cumprimento do Sistema de Gestão de Qualidade.

O próprio SGQ deve ser também avaliado e ser alvo de uma constante melhoria.

Uma ferramenta excelente que contribui para a constante melhoria é o Modelo de Ishikawa ou espinha de peixe, que é um diagrama onde se regista a causas e o efeito. A partir de um problema é feito o registo de todas as hipóteses que podem originá-lo, contribuindo assim para melhor identificação do problema e sua resolução.

IMPACTO NO FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL

Esta UFCD teve grande relevância e impacto na medida em que contribuiu para obter uma perspetiva geral de como é importante definir e implementar normas de qualidade para o sucesso de um negócio. A importância do bom funcionamento de uma organização quer a nível interno ou externo. Apesar de nem tudo ser possível ou exequível importa reter os benefícios da implementação de um sistema de qualidade, seja ele qual for, e tentar ao máximo implementar todas as estratégias e ferramentas disponíveis para a realização e apresentação de um trabalho de excelência.

ASPECTOS POSITIVOS/ NEGATIVOS

Se de alguma forma aparentar que o estudo da gestão de qualidade é um conteúdo vasto e complexo para este curso, ou eventualmente desnecessário, entenda-se que é uma matéria extra de grande importância para quem procura pôr em prática projetos profissionais de qualidade. Esta matéria deve fazer parte do conhecimento geral de qualquer profissional, seja ele independente ou não.

Foi por isso muito positivo abordar esta temática e ainda mais pela sugestão dada pela formadora que solicitou um trabalho prático em sequência de outra unidade formativa, o que se revelou num excelente exercício para criar um projeto profissional ao gosto de cada formanda sendo que os conteúdos da UFCD teriam de estar espelhados nesse trabalho da criação de um negócio relacionado com a área de formação.

De referir também o benefício de analisar alguns modelos de excelência relativamente ao sistema de gestão de qualidade o que facilitou a compreensão da implementação do SGQ.



Reflexão da UFCD - documento oficial 👉 Reflexão da UFCD 7848 - Gestão da qualidade

Comentários

Formulário de contacto

Nome

Email *

Mensagem *