FT 5946 - Introdução à História da Moda

REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM 
UFCD: FT 5946
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA: 25 Horas
FORMADOR: Graça Paquete
DATA DE INICIO: 21/09/2020
DATA DE FIM: 16/10/2020

Esta UFCD tem como objetivo introduzir o tema da moda desde o seu princípio de existência, ou desde que se começou a conceber o vestuário como uma moda ou uma manifestação cultural.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS
Foi fundamental esta abordagem por forma a ser possível compreender o funcionamento e a dinâmica da indústria da moda. Durante o decorrer da unidade formativa foram divulgados temas de pesquisa que estimularam o interesse em saber mais sobre o conceito da moda. É deveras interessante perceber o comportamento das sociedades perante a expressão da moda nas civilizações. Analisando as civilizações mais antigas é possível encontrar detalhes na história que permitem compreender que a moda está inerente à sociedade desde sempre. Por exemplo, na pré-história era valorizada a quantidade de cicatrizes obtidas nas batalhas, cujas marcas revelavam força, coragem e valentia o que conferia respeito ao homem. Nesta fase tão longínqua no tempo já existia a condição da imagem como expressão de estatuto. As civilizações foram evoluindo no tempo e a indumentária acompanhou a evolução trazendo para a sociedade o conceito de moda. O traje deixa de ter tanta expressão passando a moda a salientar-se mais na sociedade. A moda começa a transparecer a ideia representativa de algo novo, mas refletindo o momento histórico de cada época podendo ter sido inspirada nos valores culturais e comportamentais, acontecimentos políticos e socioeconómicos. A moda continua a ser uma forma de comunicação em que as pessoas fazem uso dela como forma de se integrarem em grupos com os quais se identificam. Contudo, segundo os analistas, os consumidores podem ser classificados em dois grupos "Os que fazem a Moda e os que a usam" Atualmente a dinâmica é tanta que existe um processo complexo prévio relacionado com o ciclo da moda. Estão envolvidos nesta dinâmica os gabinetes de tendências, as indústrias químicas e têxtil, os estilistas, os modelistas, os costureiros, os modelos, os "trend setters", os jornalistas, os compradores, as empresas de "fast fashion", entre outros. Apesar de, em última instância, serem os designers e os estilistas a definirem as suas coleções não deixam de ter em conta as informações estudadas e cedidas pelos gabinetes de tendências, cuja especialidade é estudar o comportamento do consumidor/ mercado tendo em conta as mudanças culturais, económicas e sociais. Com base nesta informação antecipada avança-se com mais confiança para a escolha da cor, dos tecidos, dos acabamentos, etc. Todas as fases deste processo, até à divulgação da coleção e colocação da mesma no mercado, são criteriosamente estudadas e organizadas de forma a minimizar o risco, potenciando as vendas e também causar um impacto positivo no público. A tendência da moda é imprevisível, mas podemos definir três ciclos: Ciclos curtos, ciclos clássicos e ciclos periódicos. O ciclo curto refere-se à moda de curta duração, que perdura apenas durante uma estação, são modelos repetitivos e que causam saturação no consumidor. Os clássicos perduram no tempo apesar da sua simplicidade. Os periódicos referem-se a modas que caíram em desuso, mas que em determinada altura foram reativadas através de uma nova interpretação. No fundo a moda representa algo novo, com inspiração no passado, com intensão de impactar o consumidor, englobando tudo quanto é usável, desde sapatos a acessórios e até maquilhagem, bem como o que não é usável como por exemplo mobiliário, papel de parede ou tintas. Tudo o que possa expressar a identidade do indivíduo consumidor. 

O IMPACTO DESTA MATÉRIA
Considero de extrema importância esta matéria uma vez que para trabalhar com moda há que ter em conta e entender o passado, a história, a razão da preferência de determinadas silhuetas em cada época, entender que tudo tem uma inspiração em algo já criado, mas que através de uma reinterpretação surge como algo novo, capaz de causar impacto no consumidor. A criatividade surge das vivências e experiências do criador, bem como do meio onde se insere. "A moda é uma miscelânea de estilos e tendências diferentes e até contraditórias e é, sobretudo, uma linguagem - através dela, mostra, comunica o ser, diz o que pensa sobre o mundo." 

ASPETOS POSITIVOS/ NEGATIVOS
No decorrer desta UFCD foram divulgados diversos temas de interesse para pesquisa e alargamento do conhecimento. Os trabalhos apresentados por cada formando foram motivadores de novas pesquisas, trabalhos estes que incidiram sobre um designer, uma época ou uma peça de vestuário. Cada tema mais interessante que o outro, embora o tempo não fosse o suficiente para conseguir permanecer no tema por muito tempo. Para além dos trabalhos desenvolvidos pelos colegas formandos que impulsionou o alargamento dos meus conhecimentos foi também possível a visita a exposições virtuais, como por exemplo o museu do traje, onde foi possível admirar o detalhe e a riqueza de peças do século passado. Exposição esta que aguçou a vontade de procurar mais informação relacionada. No desenvolvimento do meu trabalho acerca de uma designer promissora na área do calçado senti algumas dificuldades no acesso a conteúdos para apresentação, pois optei por dar a conhecer uma designer ainda com pouco trabalho desenvolvido. No âmbito da história da moda percebi que seria mais obvio e mais frequente a apresentação de trabalhos que incidissem sobre épocas passadas, bem como sobre designers com muito trabalho demonstrado, mas considerei de grande interesse para a turma conhecer uma designer com uma história de vida que pudesse inspirar-nos enquanto formandas adultas em busca também de uma profissão de sonho. No caso Cristina Palma criadora da marca My Urban Mood - MUM, uma profissional de sucesso que abandonou a sua carreira profissional sólida para se dedicar àquilo que sempre ambicionou. Lançou a sua coleção de calçado para o segmento de luxo no dia 22 de Outubro deste ano no Instagram. O seu trabalho pode também ser encontrado no Pinterest e, também, no site www.myurbanmood.com.Outro motivo que me motivou a dar este reconhecimento à Cristina Palma prende-se com o facto do seu trabalho enaltecer o que é português. A criadora trabalha com matérias portuguesas, profissionais portugueses e vai dar relevo internacional ao que é português. Esta coleção foi inspirada no Arraiolos e honra os artesãos que se dedicam ainda a esta técnica. A sua próxima coleção promete também enaltecer Portugal através de um monumento, se assim lhe podemos chamar, que é ícone de Portugal e de um marco histórico bem português, mas isso ainda é segredo...

A IMPORTÂNCIA DA UFCD
Esta perspetiva temporal e cíclica acerca da moda enriqueceu imenso a minha visão acerca do tema. A cada observação que faço de uma peça ou de um tecido recordo todas estas aprendizagens, que percebo que não estão concluídas. A história da moda irá acompanhar-me sempre, pois haverá sempre um tema que vou querer descobrir e saber mais detalhes acerca dele. Esta UFCD foi introdutória e orientadora para o alargamento dos meus conhecimentos acerca do mundo da moda.

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Reflexão da UFCD - documento oficial: Reflexão UFCD 5945 - Introdução à História da moda

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