FT 2282 - Princípios básicos da confeção
REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM
UFCD: FT 2282 - Princípios Básicos de Tecnologia da Confeção
AÇÃO:
MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020CARGA HORÁRIA: 25 Horas
FORMADOR: Marina Oliveira
DATA DE INICIO: 22-Set-2020
DATA DE FIM: 30-Set-2020
Esta UFCD tem como objetivo conhecer os nomes técnicos do equipamento e componentes utilizados na confeção, bem como os termos técnicos usados na linguagem própria da área da confeção. Ter noção geral da realidade da confeção através da visualização de vídeos demonstrativos de equipamento técnico usado na indústria têxtil. Conhecer o equipamento industrial na prática através da realização de exercícios de treino em papel e tecido. Conhecer normas de segurança no manuseamento do equipamento.
COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS
Através deste módulo foi possível reunir bastantes conhecimentos úteis para aprofundar posteriormente outros conhecimentos mais complexos.
De uma forma sucinta e esquematizada foram abordados os seguintes temas:
· Os tipos de máquina existentes utilizados na indústria e em atelier;
· As características comuns aos tipos de máquinas existentes;
· Os componentes das máquinas;
· A ergonomia e/ou características físicas das máquinas e dos seus componentes. Entender a lógica do seu formato e o que proporciona em termos de segurança e conforto para o profissional, bem como no resultado da sua eficiência no trabalho final.
· Os diferentes tipos de calcadores;
· Os diferentes tipos de agulhas e para que servem;
· Os tipos de linhas em que telas devem ser usadas;
· Os diferentes tipos/tamanhos de pontos;
· Os diferentes tipos de costuras e que medidas usar para obter resultados diferenciados e específicos;
· Os critérios utilizados nos vários segmentos da confeção;
· O enfiamento da linha na máquina, bobine e agulha, com rapidez e segurança;
· Regras de segurança: o manuseamento da máquina e a postura adequada.
· A limpeza dos equipamentos e sua periodicidade. Manutenção: substituição do óleo;
· Os tipos de tecido: entendimento sobre o fabrico da tela e o seu comportamento na sua utilização para obter o resultado pretendido com a peça. Onde se encontra o fio direito.
A informação dada nesta UFCD foi muito importante para um melhor entendimento de como funciona a confeção. Estas bases de conhecimento proporcionam um esclarecimento geral que permite adquirir com mais facilidade outros conhecimentos mais práticos e aprofundados sobre o mundo do têxtil. É muito vantajoso saber em que tipos de tecido devem ser utilizadas as agulhas facetadas ou de ponta de bola e que tipos de linha usar para evitar problemas no momento da costura e até no resultado da peça depois de pronta. Sem esta formação não seria possível distinguir as agulhas industriais das domésticas e que dentro das industriais ainda existem as de tronco fino ou grosso, característica esta que muda consoante o canhão da máquina. Além disto, e ainda referente às agulhas, é interessante saber que o facto da agulha ter uma ranhura tem uma razão lógica: o arrefecimento do fio.
Relativamente aos tipos de costuras ficou esclarecida a linguagem técnica que deve ser usada para definir o tipo de costura, uma vez que os calcadores têm medidas diferentes o que, se não for bem entendido e definido, pode resultar num equívoco ao efetuar o trabalho solicitado.
Foi ensinado a identificar o problema se a costura apresentar irregularidades.
Considero de extrema importância o alerta para as questões de segurança no manuseamento das máquinas para proteção própria.
A execução de exercícios práticos nas máquinas industriais, contribuiu para estimular a aprendizagem, e para conhecimento das referidas máquinas bem como a aquisição de sensibilidade para trabalhar nelas com destreza.
Ressalvo ainda a orientação dada para a continuidade da aquisição de conhecimentos, através de pesquisas apropriadas.A parte menos positiva deste módulo prende-se com o facto de não existir equipamentos suficientes para que todas as formandas possam executar todos os exercícios de costura propostos em tempo útil.
A formação em princípios básicos de tecnologia da confeção é de extrema utilidade para quem pretende trabalhar na indústria do têxtil uma vez que sem as bases do conhecimento não é possível a aquisição de outros aprendizados, contudo o tempo disponível não foi suficiente para aquisição de uma prática eficaz nas máquinas de costura.
De uma forma global foram adquiridos os conhecimentos e as competências fundamentais dos princípios básicos da tecnologia da confeção.
Clique aqui:
Reflexão de aprendizagem - documento oficial: Reflexão UFCD 2282 - Princípios básicos da confeção
Comentários
Enviar um comentário