FT 5956, FT 5957, FT 5958 - Construção e transformação de bases e pormenores de vestido de senhora e criança e gradação
AÇÃO:
MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020 |
FORMADOR:
Marina Oliveira |
|||
CÓDIGO |
Designação UFCD |
Carga horária |
Data Início |
Data Fim |
FT 5956 |
Construção de bases e pormenores de vestido de senhora e criança |
25 Horas |
15/12/2020 |
12/01/2021 |
FT 5957 |
Transformação de bases de vestido de senhora e criança |
50 Horas |
12/01/2021 |
08/02/2021 |
FT 5958 |
Gradação de vestido de senhora e criança |
25 Horas |
08/02/2021 |
25/02/2021 |
OBJECTIVOS E CONTEÚDOS
UFCD FT
5956 - Construção de bases e
pormenores de vestido de senhora e criança |
|
OBJECTIVOS |
CONTEÚDOS |
·
Executar os traçados dos
moldes base de vestido de senhora e criança; ·
Aplicar as folgas
necessárias para o alargamento do molde base; ·
Aplicar as técnicas e
métodos inerentes à execução dos diversos pormenores específicos de vestido
de senhora e criança. |
·
Construção de
bases de vestido de senhora e criança: ü Vestido com pinça de peito ü Vestido sem pinça de peito ü Vestido em malha ü Vestido de criança ü Verificação de medidas e transcrição
dos moldes base para cartão ou papel ·
Alargamentos de
moldes base de vestido de senhora e criança ü Alargamento das bases de vestido ü Alargamento da base de vestido de malha ·
Pormenores de
vestido de senhora e criança ü Trespasses e abotoamento ü Decotes e remates ü Golas ü Bolsos e localização ü Aberturas (rachas) ü Decotes e remates ü Mangas ü Punhos ü Construção de entretelas ü Manipulação de pinças ü Tipos de vestidos: ×
Camiseiro ×
Com corte princesa ×
Com cortes longitudinais ×
Boustier ×
Evasé ×
Cava americana |
UFCD FT
5957 - Transformação de bases de
vestido de senhora e criança |
|
OBJECTIVOS |
CONTEÚDOS |
·
Analisar
a ficha técnica do modelo. ·
Aplicar e desenvolver as
técnicas e métodos inerentes ao processo de transformação de moldes de
vestido de senhora e criança. |
·
Transformação de bases de
vestido de senhora e criança por croquis técnico: ü Vestido com manga Bateau: × Análise e interpretação da ficha
técnica × Transformação dos moldes × Moldes finais ü Vestido kimono com losango ou encaixe
lateral × Análise e interpretação da ficha
técnica × Transformação dos moldes × Moldes finais ü Vestido assimétrico: × Análise e interpretação da ficha
técnica × Transformação dos moldes × Moldes finais ü Vestido de Malha: × Análise e interpretação da ficha técnica × Transformação dos moldes × Moldes finais ·
Transformação de modelo por
ilustração ou imagem ü Modelo de vestido × Análise e interpretação da ilustração
ou imagem × Transformação dos moldes × Moldes finais |
UFCD FT
5958 - Gradação de vestido de senhora
e criança |
|
OBJECTIVOS |
CONTEÚDOS |
·
Analisar a tabela de medidas. ·
Aplicar as técnicas e
métodos inerentes ao processo de gradação de moldes de vestido de senhora e
criança. ·
Executar a gradação de
moldes de vestido de senhora e criança, aplicando e desenvolvendo as técnicas
de cálculo numérico e de geometria. |
·
Gradação de moldes base de
vestido de senhora e criança: ü Análise da gradação ü Execução da gradação ü Exemplificação da transcrição dos
moldes nos vários tamanhos ·
Gradação de molde base de
vestido de senhora e criança sem pinça de peito ü Análise da gradação ü Execução da gradação ü Exemplificação da transcrição dos
moldes nos vários tamanhos ·
Gradação de modelos de
vestido de senhora e criança ü Análise da gradação ü Execução da gradação ü Exemplificação da transcrição dos
moldes nos vários tamanhos |
![]() |
Fig 2: Detalhe da cava |
![]() |
Fig.3: Detalhe da pinça |
![]() |
Fig 4: Detalhe da lateral |
As UFCD´s referidas neste
documento conduziram à consolidação dos conhecimentos adquiridos relativamente
à construção de moldes, partindo de uma tabela de medidas e com base em
fórmulas estudadas e documentadas que servem de guia para o sucesso do molde em
questão. Existem moldes que nos servem de base para a construção de outros
moldes e que a partir deles é possível fazer aquilo que a imaginação permitir.
Estas unidades formativas ofereceram esclarecimentos relativamente às diferenças
que existem entre a modelagem de criança e de adulto, as compensações ou folgas
que devem ser dadas de acordo com a anatomia do corpo da mulher ou da criança.
A partir do desenvolvimento de um molde base é possível transformar um modelo
mais ousado, mais folgado, quais as possibilidades de cortes e encaixes que a
peça pode ter, e depois da transformação feita e o protótipo validado pode
partir-se para a gradação da peça criada. Importa aqui compreender quais os
pontos que devem ser considerados para a gradação dos tamanhos maiores ou
menores e a razão pela qual se mexem as medidas nesses pontos. A visualização e
interpretação de vários modelos e a análise dos mesmos capacita a compreensão
relativamente às transformações a partir dos moldes base e que tipo de
alterações devem ser feitas ao molde base para que a peça se assemelhe ao
desejado.
No decorrer das UFCDs dos
vestidos foi possível realizar modelos como por exemplo Saia A aos folhos,
Camisa clássica (vestido) de criança, manga, gola e punho, vestido base de
senhora, molde largo e molde justo, kimono manga curta modelo justo, kimono
largo e justo de manga comprida, kimono largo com encaixe de manga. No que toca
às transformações foram feitas transferências ou rotações de pinças, decotes
pregueados e/ou drapeados, transformações de mangas, vestido de corte princesa,
vestido camiseiro, vestido assimétrico com decote e frente drapeado, entre
outras transformações ao nível do torso do vestuário, como por exemplo o
corpete.
Quanto às gradações foram
adquiridas competências ao nível da gradação do corpo de vestido em largura e
em altura.
IMPACTO NO FORMANDO
A perceção de que para a
criação de peças, nomeadamente vestidos, a construção do molde de torso é a
base fulcral foi importante. A questão anatómica do corpo de criança e adulto
também foi um elemento-chave para o entendimento da matéria.
Foi bastante impactante a
análise/interpretação efetuada a peças diferentes a partir de imagens e o
diálogo relativo ao tipo de transformações feitas às bases para a obtenção do
resultado apresentado. Chegou-se à conclusão de que algumas das transformações
executadas são relativamente simples e com resultados muito positivos.
ASPECTOS POSITIVOS/ NEGATIVOS
Neste ponto saliento a
questão da gestão do tempo para cada unidade formativa que não nos permitiu a
abordagem de alguns dos pontos referidos nos conteúdos do catálogo nacional de
qualificações. O facto das várias formandas estarem em estádios diferentes de
aprendizagem pode ter dificultado o cumprimento do plano, contudo devo também
salientar o esforço notório da formadora em motivar e estimular as formandas. O
facto de estarmos todos numa situação atípica de aprendizagem à distância não
facilitou muitos aspetos e formadores e formandos tiveram obrigatoriamente de
se adaptar a uma nova realidade e tentar fazer o melhor possível.
Pessoalmente, e nesta fase,
senti alguma necessidade de perceber algumas questões de costura para melhor
entendimento da construção de alguns pormenores do molde e os seus encaixes na
montagem da peça.
A IMPORTANCIA DA UFCD PARA A VIDA
PROFISSIONAL
Saliento nesta reflexão a
importância das diferenças entre a construção do molde de criança e do molde de
adulto, bem como a perceção do tipo de transformações que se consegue fazer a
partir de uma base de corpo. A compreensão dos modelos técnicos é um exercício
excelente para a destreza de pensamento em relação às possibilidades de
transformações possíveis de realizar.
Trabalhos da UFCD 5956
![]() |
Fig 5: Manga vestilo escala 1:4 |
![]() |
Fig 7: Vestido base escala 1:4 |
Comentários
Enviar um comentário