FT 2285 – Identificação e realização do dossier de tecidos e malhas

 

REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM

UFCD: FT 2285 – Identificação e realização do dossier de tecidos e malhas

AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020

CARGA HORÁRIA:  25 Horas

FORMADOR: Graça Paquete

DATA DE INICIO: 18/12/2020

DATA DE FIM: 13/01/2021

OBJETIVOS DA UFCD:

·        Identificar e classificar tecidos e malhas de modo a elaborar o dossiê representativo destas estruturas têxteis.

CONTEÚDOS:

  • Classificação da matéria – prima têxtil
    • Fibras naturais
    • Fibras não-naturais
  • Análise de amostras de tecido simples
    • Identificação do direito do tecido
    • Identificação do sentido da teia
    • Análise do título dos fios da teia e da trama
    • Contagem dos fios por cm dos fios da teia e da trama
    • Análise do debuxo
    • Cálculo do peso do tecido por m2
  • Glossário dos tecidos
    • Classificação das principais estruturas de tecido
    • Elaboração de um dossier de amostras
  • Estruturas de malha de trama
    • Malha simples
    • Malha dupla
    • Malha de ponto esquerdo
  • Análise de estruturas de malha
    • Noção de direito e avesso, e de rapport
    • Propriedades dimensionais das malhas
    • Noção de jogo
    • Descrição dos principais efeitos das malhas
  • Análise / identificação de alguns efeitos de malha, glossário de malhas
    • Classificação das principais estruturas de malha
    • Elaboração de um dossier de amostras

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

A realização desta unidade formativa permitiu um conhecimento mais aprofundado acerca do têxtil. Foi um módulo com muita informação importante para o entendimento relativamente ao comportamento dos materiais. Foi disponibilizada muita literatura útil para a consulta das formandas para a melhor compreensão acerca do tema. Recolhemos com esta unidade formativa bibliografia acerca da tecnologia do têxtil, acerca da história dos tecidos e seus processos de tecelagem, acerca da tricotagem, acerca das linhas e dos fios, suas características particulares funções e desempenhos, entre outras. Além de toda esta informação ainda nos foi disponibilizado um glossário de termos têxteis e afins para consultar a qualquer momento de dúvida. Observamos motivos clássicos com o objetivo de classificar as famílias e os desenhos clássicos da tecelagem, analisámos padrões geométricos, figurativos, étnicos, estilos e referências históricas, técnicas tradicionais, riscas, quadrados e xadrez, micro-motivos, e efeitos de estrutura e cor.

Ao conhecer o processo de fabrico dos tecidos, os teares para sua confeção e os componentes utilizados por este instrumento de trabalho, seja ele mais artesanal ou mais moderno, permitiu uma melhor compreensão do debuxo ou estrutura do tecido, ou seja, o desenho base da tecelagem e dos tecidos, sendo que existem três estruturas fundamentais: o tafetá, a sarja e o cetim. São estas estruturas que dão mais ou menos intensidade aos tecidos. Depois existem variantes e estas variantes vão compondo os tecidos, identificando-se com outros nomes pelas suas características, como por exemplo o algodão, o popeline, o viscose, o linho, etc.

A análise de diversos tecidos e motivos foi bastante esclarecedor relativamente à identificação dos mesmos. Interessante o facto de podermos identificar o tecido pelas riscas ou barras, pelo xadrez, ou pelos próprios desenhos característicos ou motivos figurativos que remetem a sua inspiração para uma época histórica.

O padrão é um tema vasto que também foi alvo de abordagem. Cada padrão pode ter uma contextualização histórica e é bastante interessante identificar esta questão em cada tecido. Desde a década de 10 à década de 80 foi-nos dado a conhecer um pouco daquilo que se usava e continua a inspirar na atualidade.

Ainda no decorrer desta ufcd foi possível abordar as técnicas utilizadas para a construção de um padrão em tecido, como por exemplo o patchwork, ou técnicas artesanais que criam padrões representativos de determinada cultura, região ou país, como por exemplo o Ikat.

Para consolidar conhecimentos foi-nos proposto a criação de um padrão com inspiração em um tema e para exercitar também a perceção de um rapport. Através da cor, de imagens, com a ajuda de um moodboard, é possível fazer nascer projetos criativos surpreendentes.

A questão da gramagem também foi objeto de análise na nossa formação. Mais uma vez refletimos sobre a estrutura dos tecidos aprofundando um pouco mais o tema do debuxo e 3 noções básicas em que este assenta, nomeadamente a “flutuação” ou “alinhavo”, “avanço” e “módulo” ou “modelo”. Foi-nos também dado a conhecer fórmulas que nos permitem avaliar um tecido pormenorizadamente quanto à sua característica, identificando com este cálculo o número de fios por medida bem como a sua gramagem.

A etiquetagem e os símbolos de limpeza foram informações que também mereceram a atenção das formandas pela questão de manutenção das peças, mas também pela questão legal e ambiental. Tema este que gerou alguns debates interessantes no decorrer das aulas.

A criação de um dossier de amostras, de malhas e de tecidos sem qualquer elasticidade, foi outro exercício proposto com o intuito de prolongar esta prática ao longo da carreira formativa e profissional, sendo que a criação da ficha de amostras foi criada pela própria formanda, de acordo com os objetivos e as necessidades individuais, mas contemplando os conhecimentos adquiridos na UFCD.

 

IMPACTO NO FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL

Apesar desta unidade formativa ter apenas 25 horas causou um grande impacto no sentido que foi percetível a imensidão de informação que pode e deve complementar o nosso conhecimento. Estas horas foram cruciais para novas pesquisas e ter em conta que o estudo é contínuo para que possamos criar a melhor peça, com o tecido adequado ao pretendido e compreender estas escolhas. São matérias que enriquecem enormemente a nossa apetência profissional.

Foi muito importante para mim entender o que é a teia e a trama, a sua importância no aspeto visual do tecido, bem como o processo de construção das linhas e dos fios e a razão da sua utilização e aplicação na particularidade de cada trabalho.

O exercício da elaboração do dossier de amostras pessoalmente teve um grande impacto pois considero uma ferramenta importantíssima. Enquanto esta atividade foi apenas uma área lúdica na minha vida não conseguir identificar uma forma de organizar os tecidos que comprava para os meus trabalhos, e muitas vezes pretendia repetir a compra e não sabia identificar o tecido ao fornecedor. Esta forma de organizar os materiais foi muito útil e que considero de extrema importância para a vida profissional.

ASPECTOS POSITIVOS/ NEGATIVOS

Conforme referido no parágrafo anterior, a criação de um dossier de amostras têxteis foi muito importante para mim, e por isso considero um dos aspetos positivos nesta UFCD.

Para além da criação da ferramenta organizacional que já referi anteriormente, foi também muito positivo desenvolver os outros trabalhos propostos no decurso desta UFCD. Através de exercícios práticos criámos um padrão com um tema de inspiração e identificámos o rapport. Foi também muito estimulante fazer o exercício de simulação de tecelagem com materiais diversificados analisando os debuxos, as estruturas, os derivados e os efeitos dos tecidos.

Como aspeto negativo apenas posso referir o tempo reduzido para interiorizar tanta informação preciosa para o nosso desenvolvimento. Contudo, devo salientar a capacidade extraordinária da formadora de nos orientar em busca de mais informação sem nunca nos sentirmos perdidas no meio de tanta riqueza de conhecimento, o que deixa desvanecer a questão do tempo em relação ao conteúdo oferecido.

Reforço ainda como mais um aspeto positivo e que nos enriquece as tantas partilhas feitas no canal da UFCD, que alimentaram e alimentam a nossa sede de saber e conhecer mais acerca da nossa área de formação.


TRABALHOS REALIZADOS NO DECORRER DA UFCD

Exercícios: tecelagem e debuxo

(exercícios realizados com serpentinas)

Estrutura de tafetá e variantes

Estrutura de Sarja e derivados


Estrutura de Cetim - Repetição Rapport em 5 fios


Príncipe de Gales (erro a meio do exercício na mudança de sequência do desenho)


Exercício da criação de padrão:

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Criação de padrão e rapport

Elaboração de dossier de amostras:

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