FT 7854 – Plano de negócio - Criação de micronegócios

 


REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM

UFCD: FT 7854 – Plano de negócio - Criação de micronegócios
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA: 25 Horas
FORMADOR: Paulo Batista
DATA DE INICIO: 20/07/2021
DATA DE FIM: 03/09/2021


OBJETIVOS DA UFCD:

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Elaborar um plano de negócio.

CONTEÚDOS:

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio
      • Negócios de sucesso
      • Insucesso nos negócios
    • Análise SWOT do negócio
      • Pontos fortes e fracos
      • Oportunidades e ameaças ou riscos
    • Segmentação do mercado
      • Abordagem e estudo do mercado
      • Mercado concorrencial
      • Estratégias de penetração no mercado
      • Perspetivas futuras de mercado
  • Plano de ação
    • Elaboração do plano individual de ação
      • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
      • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
  • Estratégia empresarial
    • Análise, formulação e posicionamento estratégico
    • Formulação estratégica
    • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
    • Negócios de base tecnológica | Start-up
    • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
    • Estratégias de internacionalização
    • Qualidade e inovação na empresa
  • Plano de negócio
    • Principais características de um plano de negócio
      • Objetivos
      • Mercado, interno e externo, e política comercial
      • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
      • Etapas e atividades
      • Recursos humanos
      • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
    • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
      • Elaboração do plano de ação
      • Elaboração do plano de marketing
      • Desvios ao plano
    • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
    • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
    • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
    • Acompanhamento do plano de negócio
  • Negociação com os financiadores



COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

O empreendedor deve sobretudo entender o conceito de plano de ação e de negócio. É preciso aceitar que o risco está sempre associado à criação de um negócio, no entanto o risco deve ser ponderado em função do conjunto de oportunidades existentes. Por isso há que focar nos fatores de êxito e desenvolvê-los para alcançar e manter o sucesso. É necessário uma avaliação constante da empresa e do mercado para que se possam reduzir os custos e ter sempre fontes de rendimento que possibilitem novos investimentos para o fortalecimento da empresa.

Nesta unidade formativa foi novamente focada a importância da segmentação do mercado. A comunicação da empresa deve ser clara e dirigida ao seu publico alvo, para isso a empresa tem de saber rigorosamente as características do seu publico para poder alcançar a sua atenção.

Para alcançar o objetivo, isto é, o sucesso do negócio, deve ser delineado um plano de ação de modo que consigamos alcançar os fatores de risco e de êxito, conhecer o mercado e as suas necessidades, conseguir diferenciar onde somos mais fracos e podemos ser mais fortes, onde estão as ameaças e as oportunidades e como nos vamos implementar no mercado. Ou seja, como nos queremos posicionar no mercado: oferecendo um produto de qualidade, um preço mais competitivo, invulgaridade ou diferenciação. Isto vai também definir o publico ao qual pretendemos chegar. 

A formação contínua dos agentes que fazem parte da empresa é fundamental, bem como existir uma flexibilidade que permita abertura para criar sinergias e parcerias com outras entidades. Isto não significa que se vá perder mercado, mas sim que se vão unir forças para ganhar poder no mercado. Quando há esta possibilidade de unir esforços entre as empresas ambas saem a ganhar e esse é o grande objetivo. Inclusivamente pode surgir a oportunidade de criar uma joint-venture.

A elaboração de um bom plano de negócio permite fazer uma apresentação de qualidade perante investidores que poderão interessar-se pela empresa mediante a imagem que o plano de negócio transmitir. Por isso esta apresentação é crucial e deve ser feita de uma forma clara, objetiva e com entusiasmo de modo a causar impacto não só aos possíveis investidores, mas também aos financiadores.

“Conhecer, Observar, Planificar, Estruturar, Implementar são competências chave para o sucesso da criação do Micronegócio e a elaboração do Plano de Negócio é o guia que serve de alavanca ao sucesso.” Esta frase resume todas as competências adquiridas no âmbito desta unidade formativa.

IMPACTO NO FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL

Maturar a ideia, organizar e planificar os objetivos é o primeiro passo. Posteriormente é necessário pôr em prática estratégias que permitirão desenvolver e criar um negócio ou micronegócio com capacidade de crescimento. Estes ensinamentos foram de estrema importância para desenrolar o meu projeto particular.

Apesar de ter experiência académica na área da comunicação e Marketing nunca tive a oportunidade de ganhar experiência profissional, pelo que foi importante rever todas estas informações e reavivar a memória sobre os conteúdos do Marketing. Inclusivamente pela questão da atualização da informação. É sabido que o marketing evolui a uma velocidade alucinante, quase como a tecnologia, e é necessário acompanhar esta evolução de forma a trabalhar no próprio negócio com o dinamismo que o mercado pretende. Hoje em dia é primordial estudar o marketing de rede e implementá-lo no nosso plano de negócio.

ASPECTOS POSITIVOS/ NEGATIVOS

Esta unidade formativa, no seguimento de outras unidades, foi a alavanca imprescindível para iniciar o meu projeto pessoal, desejado desde muito cedo. Todos os aconselhamentos foram de extrema utilidade para podermos entrar no mercado com profissionalismo com os pés assentes na terra para não cometer erros desnecessários. Não havendo assim qualquer aspeto negativo a apontar.


Trabalho desenvolvido na UFCD: Plano de negócio


Reflexão da UFCD - documento oficial: Reflexão 7854 - Plano de negócios - Criação de micronegócios

Comentários

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