FT 7854 – Plano de negócio - Criação de micronegócios
REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA: 25 Horas
FORMADOR: Paulo Batista
DATA DE INICIO: 20/07/2021
DATA DE FIM: 03/09/2021
OBJETIVOS DA
UFCD:
- Identificar
os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
- Identificar
fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
- Elaborar
um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
- Elaborar
um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade
económica/financeira.
- Elaborar
um plano de negócio.
CONTEÚDOS:
- Planeamento
e organização do trabalho
- Organização
pessoal do trabalho e gestão do tempo
- Atitude,
trabalho e orientação para os resultados
- Conceito
de plano de ação e de negócio
- Principais
fatores de êxito e de risco nos negócios
- Análise
de experiências de negócio
- Negócios
de sucesso
- Insucesso
nos negócios
- Análise
SWOT do negócio
- Pontos
fortes e fracos
- Oportunidades
e ameaças ou riscos
- Segmentação
do mercado
- Abordagem
e estudo do mercado
- Mercado
concorrencial
- Estratégias
de penetração no mercado
- Perspetivas
futuras de mercado
- Plano de
ação
- Elaboração
do plano individual de ação
- Atividades
necessárias à operacionalização do plano de negócio
- Processo
de angariação de clientes e negociação contratual
- Estratégia
empresarial
- Análise,
formulação e posicionamento estratégico
- Formulação
estratégica
- Planeamento,
implementação e controlo de estratégias
- Negócios
de base tecnológica | Start-up
- Políticas
de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
- Estratégias
de internacionalização
- Qualidade
e inovação na empresa
- Plano de
negócio
- Principais
características de um plano de negócio
- Objetivos
- Mercado,
interno e externo, e política comercial
- Modelo
de negócio e/ou constituição legal da empresa
- Etapas e
atividades
- Recursos
humanos
- Recursos
financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais
próprios)
- Formas de
análise do próprio negócio de médio e longo prazo
- Elaboração
do plano de ação
- Elaboração
do plano de marketing
- Desvios
ao plano
- Avaliação
do potencial de rendimento do negócio
- Elaboração
do plano de aquisições e orçamento
- Definição
da necessidade de empréstimo financeiro
- Acompanhamento
do plano de negócio
- Negociação
com os financiadores
COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS
O empreendedor
deve sobretudo entender o conceito de plano de ação e de negócio. É preciso
aceitar que o risco está sempre associado à criação de um negócio, no entanto o
risco deve ser ponderado em função do conjunto de oportunidades existentes. Por
isso há que focar nos fatores de êxito e desenvolvê-los para alcançar e manter
o sucesso. É necessário uma avaliação constante da empresa e do mercado para
que se possam reduzir os custos e ter sempre fontes de rendimento que
possibilitem novos investimentos para o fortalecimento da empresa.
Nesta unidade formativa foi novamente focada a importância da segmentação do mercado. A comunicação da empresa deve ser clara e dirigida ao seu publico alvo, para isso a empresa tem de saber rigorosamente as características do seu publico para poder alcançar a sua atenção.
Para alcançar o
objetivo, isto é, o sucesso do negócio, deve ser delineado um plano de ação de
modo que consigamos alcançar os fatores de risco e de êxito, conhecer o mercado
e as suas necessidades, conseguir diferenciar onde somos mais fracos e podemos
ser mais fortes, onde estão as ameaças e as oportunidades e como nos vamos
implementar no mercado. Ou seja, como nos queremos posicionar no mercado:
oferecendo um produto de qualidade, um preço mais competitivo, invulgaridade ou
diferenciação. Isto vai também definir o publico ao qual pretendemos chegar.
A formação
contínua dos agentes que fazem parte da empresa é fundamental, bem como existir
uma flexibilidade que permita abertura para criar sinergias e parcerias com
outras entidades. Isto não significa que se vá perder mercado, mas sim que se
vão unir forças para ganhar poder no mercado. Quando há esta possibilidade de
unir esforços entre as empresas ambas saem a ganhar e esse é o grande objetivo.
Inclusivamente pode surgir a oportunidade de criar uma joint-venture.
A elaboração de
um bom plano de negócio permite fazer uma apresentação de qualidade perante
investidores que poderão interessar-se pela empresa mediante a imagem que o
plano de negócio transmitir. Por isso esta apresentação é crucial e deve ser
feita de uma forma clara, objetiva e com entusiasmo de modo a causar impacto
não só aos possíveis investidores, mas também aos financiadores.
“Conhecer,
Observar, Planificar, Estruturar, Implementar são competências chave para o
sucesso da criação do Micronegócio e a elaboração do Plano de Negócio é o guia
que serve de alavanca ao sucesso.” Esta frase resume todas as competências
adquiridas no âmbito desta unidade formativa.
IMPACTO NO
FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL
Maturar a
ideia, organizar e planificar os objetivos é o primeiro passo. Posteriormente é
necessário pôr em prática estratégias que permitirão desenvolver e criar um
negócio ou micronegócio com capacidade de crescimento. Estes ensinamentos foram
de estrema importância para desenrolar o meu projeto particular.
Apesar de
ter experiência académica na área da comunicação e Marketing nunca tive a
oportunidade de ganhar experiência profissional, pelo que foi importante rever
todas estas informações e reavivar a memória sobre os conteúdos do Marketing.
Inclusivamente pela questão da atualização da informação. É sabido que o
marketing evolui a uma velocidade alucinante, quase como a tecnologia, e é
necessário acompanhar esta evolução de forma a trabalhar no próprio negócio com
o dinamismo que o mercado pretende. Hoje em dia é primordial estudar o
marketing de rede e implementá-lo no nosso plano de negócio.
ASPECTOS
POSITIVOS/ NEGATIVOS
Esta unidade
formativa, no seguimento de outras unidades, foi a alavanca imprescindível para
iniciar o meu projeto pessoal, desejado desde muito cedo. Todos os
aconselhamentos foram de extrema utilidade para podermos entrar no mercado com
profissionalismo com os pés assentes na terra para não cometer erros
desnecessários. Não havendo assim qualquer aspeto negativo a apontar.
Trabalho desenvolvido na UFCD: Plano de negócio
Reflexão da UFCD - documento oficial: Reflexão 7854 - Plano de negócios - Criação de micronegócios
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