FT 5998 – Transformação de bases de peças de vestuário de criança em tecido

 

Fig 1: Avesso da peça. Transformação de vestido/ bata

REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM

UFCD: FT 5998 – Transformação de bases de peças de vestuário de criança em tecido
AÇÃO: MODELISTA DE VESTUÁRIO 003/2020
CARGA HORÁRIA:  50 Horas
FORMADOR: Graça Paquete
DATA DE INICIO: 09/02/2021
DATA DE FIM: 02/03/2021


OBJETIVOS DA UFCD:

·        Analisar a ficha técnica do modelo;

·        Aplicar as técnicas e métodos inerentes ao processo de transformação utilizados na realização de moldes de criança em tecido.

CONTEÚDOS:

·        Transformação de bases de peças de vestuário de criança em tecido

    • Modelos de criança em tecido
      • Análise e interpretação da ficha técnica ou croquis técnico
      • Transformação dos moldes
      • Moldes finais
  • Transformação de modelos por ilustração ou imagem
    • Modelos de criança em tecido
      • Análise e interpretação da ilustração ou imagem
      • Aplicação das técnicas de transformação dos moldes
      • Aplicação das técnicas de execução de moldes finais.

Fig 2: Gola de cima


COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

Para esta UFCD foi-nos dada a conhecer duas novas tabelas de medidas, nomeadamente a de estatura de bebé e outra que contempla a estatura desde os dois aos 12 anos. Para a modelagem de criança foi também analisado e facultado a forma de retirar medidas às crianças, abordando questões relacionadas com a vestibilidade e a anatomia do corpo da criança. Foi feita ainda a ressalva que a partir dos 12 anos a tabela já seria outra uma vez que nesta fase o corpo começa a transformar-se anatomicamente adquirindo outras formas que já não se coadunam com as medidas das tabelas de bebé ou de criança.

No caso pessoal, e pela facilidade em provar no corpo, optei por elaborar a modelagem em dois tamanhos diferentes. Uma vez que seria importante testar e experimentar a modelagem utilizando as duas tabelas referidas anteriormente ainda desenvolvi moldes base no tamanho para 3 meses.

Iniciamos com a construção da base de corpo, a base de calças e a base de saia. A partir da construção destas bases começamos a transformar e a criar várias possibilidades de vestuário. Pegando na modelagem de bebé, numa tabela que contempla a estatura dos 53 cm (tam. 0 m) aos 81 cm (tam. 18 m) construímos modelos como por exemplo o babygrow, a base para cueca, o bloomer, a saia jardineira de bebé, e o cueiro.

Num tamanho maior, utilizando a outra tabela facultada desenvolvemos a modelagem de camiseiro, vários tipos de golas, o capuz, o vestido de cavas, o vestido com gola de bebe e saia dupla onde também foi trabalhada a manga conferindo-lhe mais volume e ainda um vestido com encaixe e machos, sendo que este último foi o maior desafio pelas manobras utilizadas e também pela interpretação exigida para a realização do exercício.

Relativamente às saias trabalhamos a saia evasé, a saia sol a saia jeans e a saia calça onde também pudemos consolidar aprendizagens adquiridas em UFCDs anteriores.

Desenvolvemos a modelagem de calças de criança onde pudemos fazer transformações para a criação de calças jeans, calção, calças com uma ou duas pregas, o macacão, e ainda pudemos desenvolver a modelagem de cueca de menina. Apesar da modelagem se referir à modelagem de cueca feminina, não deixamos de abordar as questões que a podem diferenciar da modelagem da cueca de menino.

 

 

Fig. 3: Detalhe do coeiro

Fig 4: Detalhe coeiro costas


IMPACTO NO FORMANDO E A IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL

A modelagem de criança e de bebé, talvez pela minha realidade pessoal, era algo bastante desejado. Antes da minha formação procurei no mercado publicações com moldes de criança sem sucesso. Pouca quantidade e pouco satisfatórias. Assim revelou-se uma pequena frustração a dificuldade em costurar modelos pequenos, frustração esta que foi desfeita através desta UFCD.

Apesar do meu interesse na modelagem de criança, à data da realização da UFCD, se prender por questões pessoais, atualmente considero muito importante conhecer a modelagem de criança e ter noção das diferenças fundamentais relacionadas com a anatomia do corpo e da estatura do mesmo.

O futuro pode eventualmente oferecer a necessidade da criação de peças para criança e sem este conhecimento certamente estaria na iminência de cometer erros de modelagem sem compreender as falhas.

ASPECTOS POSITIVOS/ NEGATIVOS

O entusiamo pela modelagem é imenso pelo que não consigo identificar aspetos negativos para além das horas que parecem sempre insuficientes para praticar muito mais transformações do que aquelas que foram planeadas. Contudo, isto é apenas uma opinião pessoal que em nada compromete a eficácia e o objetivo do programa da UFCD, mas manifesta a minha paixão pela modelagem.

Saliento o exercício de modelagem do vestido com machos e encaixe que foi para mim o grande desafio desta UFCD. Deu bastante luta mas o resultado final deu-me um grande prazer pela análise que retirei de todo o exercício, inclusive da confeção do protótipo.



Trabalhos realizados na UFCD:

👉 transformação de peças de vestuário de bebé - 3 meses

👉 transformação de vestido com encaixe e machos

👉 Modelagem de peças de vestuário de criança



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